O que é o IMEI do celular?
IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”.
Em outras palavras, é um número único que identificada cada aparelho de telefone celular.
O número IMEI é normalmente colado em um adesivo no compartimento da bateria.
Outra forma de se obter o IMEI é digitar direto no aparelho o código: *#06# (funciona para celulares Nokia e em algumas outras marcas).
Com a digitação deste código, não é necessário abrir ou desligar o celular para descobrir o IMEI.
Você sabe o IMEI do seu aparelho?
Anote-o em um local seguro para que possa bloquear seu aparelho caso o mesmo seja roubado.
Para nunca perder o seu número de IMEI, mande um e-mail para você mesmo com este número e use caso precisar. Se você for organizado, na nota fiscal também existe este número.
Basta guardá-la para sempre!
Como bloquear o IMEI.
Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua.
Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro.
Se você não tem a caixa, anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio.
1º faça um Boletim de Ocorrência.
Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima.
Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.
2° Converse com a operadora.
Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.
Fica a dica
Quando você perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faça um BO.
Além disso, bloquear o aparelho é indispensável, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os telefones.
Se todas as pessoas seguirem esses passos, roubar celulares perde o sentido, tendo em vista que eles não podem mais ser usados como tal.
Exceto no caso de comércio ilegal de peças, um telefone que não realiza chamadas não passa de mais um gadget inútil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário