|

Pages

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Temos ou não temos censura nos dias de hoje?


Logicamente que o título do post soa como uma piada, e de bastante mal gosto. Se você é brasileiro deve estar cansado de saber que ainda vivemos sob um regime totalitário e conservador de censura, principalmente no que diz respeito a televisão.


Se por um lado os EUA são a terra dos advogados e dos processos malucos, por outro estão anos luz em nossa frente no que diz respeito a censura. Enquanto lá os orgãos responsáveis pelo controle do que e exibido respeita a constituição e garante a liberdade de expressão, por exemplo, aqui os canais pagam
multas por questões bastantes simples.
O caso que trago hoje foi noticiado aqui, tudo porque a Rede Globo resolveu transmitir o filme "Munique" antes das 22h. O filme não traz nudez ou cenas escatológicas se sangue e motivação, muito pelo contrário, sendo enquadrado na classificação até 16 anos. Acontece que o trecho do filme exibido antes das 22h continha algumas cenas de violência. Não entrarei no mérito do que as crianças assistem ou devem assistir, e muito menos na efetividade da informação de faixa etária dos programas. A indignação fica por conta das normativas dos orgãos de censura e o que é ainda pior, da aplicação das sanções em caso de desrespeito.
Se o motivo da condenação parece sermão de avó, a sentença então é um tanto quanto descabida.  A Juíza condenou o pobre canal a pagar R$24.000,00... cá entre nós meus amigos... todo mundo sabe que um terço do primeiro intervalo comercial do filme paga o valor da multa, do advogado e de qualquer encargo que pode ter sido incluído nas despesas... é como cobrar multa de trânsito do Eike Batista...
Já é hora do orgão de censura e do poder judiário terem algumas aulas de realidade. Parece que quem edita as normas e quem as aplica viveu confinado em uma sala nas últimas décadas sem colocar a cabeça para fora da janela e ver o que a sociedade se tornou, para o bem ou para o mal. Pobre de quem está condenado à assistir a TV aberta sem nenhuma outra opção. Para estes aconselho usar o aparelho televisor como um monitor apenas, livrando-se daquele monte de alumínio de cima do telhado.




02MAIO2012
Por:Exorbeo
exorbeo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll